Artigos


ASP.NET + Ajax + JQuery

Exemplo de callback ASP.NET usando Ajax JQuery

Eu como desenvolvedor .net vivo garimpando a internet para achar novos exemplos de códigos para utilizar nas empresas onde trabalho, mas é sabido que bons exemplos estão cada vez mais difíceis de serem achado, como agora virou "modinha" escrever artigos, a qualidade infelizmente não está acompanhando este aumento de conteúdo sobre desenvolvimento, e eu me deparei com uma necessidade de criar uma chamada Ajax usando JQuery no asp.net, MEDO DEOS apareceram milhões de explos, uns bons, mas uns muito malucos, complicados, então, eu resolvi escrever um artigo bem simples e resumido sobre o assunto, facilitando assim o entendimento.

Eu fiz uma página que possui uma DIV onde será chamada de uma forma assincrona uma outra página passando um valor e pegando o retorno do processamento dela, esta é a estrutura.

Solução do exemplo

A página default.aspx será responsável pela chamada, veja como é o layout.

Layout página default.aspx

Como eu vou chamar usando JQuery, não irei colocar código no code behind da página default.aspx. Mas iremos colocar um trecho de código na parte aspx, vejam:

Source da página ASP.NET

Agora vou mostrar a página que será chamada via JQuery, eu fiz uma página simples, apenas para mostrar como se passar um valor e como se resgata o mesmo na outra página. Eu crio uma variável chamada chaveDoValorPassado ,e nesta variável eu coloco o valor do textbox da página defalt.aspx, assim quando eu chamar a página ChamadaAjax.aspx eu terei condições de resgatar esta chave e este valor pelo code behind da seguinte forma, vejam o código para resgatar este valor.

Código para resgatar o valor passado

Debugue está página colocando um breackpoint, você verá que o seu valor estará lá, neste exemplo eu apenas resgatei e passei ele para um controle label, mas você poderia ter feito um acesso a dados, ou um calculo, enfim, poderia ter feito qualquer coisa nesta página, eu aqui apenas queria mostrar uma forma simples e rápida de chamar o processamento em uma outra página usando JQuery e ASP.NET.

Espero que tenham gostado e em breve irei escrever mais artigos!


Compartilhar

Este artigo possui 1 Comentários

Comentar

Nome:: Esse campo é requerido.
Endereço de email: Esse campo é requerido. Não visível
Website::
Captcha:: Esse campo é requerido.
Comentário: Esse campo é requerido.